Capa Notícias Freitas Judô

Saiba por que a UNESCO declara o judô como esporte mais adequado para crianças e adolescentes

      Os amantes do judô sabem que uma das maiores lições do esporte está no próprio nome. O “caminho suave” transcende a prática esportiva e se torna lema de vida. A característica de integração física e social que fez com que o Comitê Olímpico Internacional declarasse a modalidade como a mais completa por promover valores de amizade, participação, respeito mútua e esforço para melhorar.

      A UNESCO, braço das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, também destaca o judô como um esporte que possibilita o relacionamento saudável com outras pessoas, utilizando o jogo e a luta como um integrador dinâmico.

      Além disso, conforme o estudo da UNESCO, o judô é o melhor esporte de formação inicial para as crianças e jovens de quatro a vinte e um anos já que promove uma educação física integral. O esporte permite, por meio do conhecimento e prática regular do mesmo, o aprimoramento de todas as possibilidades psicomotoras: localização espacial, perspectiva, ambidestra, lateralidade, jogar, puxar, empurrar, rastejar, pular, rolar, cair, coordenação conjunta e independente de ambas as mãos e pés, dentre outras.

Visão Judô Freitas

      O praticante de judô melhora o condicionamento físico e ganha força, pois os golpes trabalham todos os músculos, especialmente das pernas, braços e abdômen. Dá agilidade de raciocínio e ação, melhora a elasticidade e a resistência.
      Além disso, destaca-se por ajudar a pessoa a ter mais disciplina, espírito de companheirismo, lealdade e concentração. Prova disso é que, no Japão, o judô é uma das disciplinas obrigatórias na academia militar (marinha, aeronáutica e exército), por colaborar no desenvolvimento destes valores.
      Para alcançar todos os benefícios, é recomendável a prática pelo menos três vezes por semana, em aulas de uma hora e meia, que chegam a queimar cerca de 800 calorias.
      Porém, antes de se inscrever em uma academia para treinar, procure conhecer o histórico do professor e se ele está filiado à Confederação Brasileira de Judô ou a uma federação estadual. 


Benefícios na prática do judô para Jovens:


- Desenvolve o corpo;


- Desenvolve a agilidade, equilíbrio, velocidade, coordenação e a flexibilidade;


- Desenvolve a disciplina;


- Desenvolve a capacidade de analisar a realidade que o cerca;


- Desenvolve os valores como honestidade, humildade, solidariedade e respeito;


- Fortalece a parte espiritual.

 

Fonte: Federação Gaúcha de Judô

Fonte: Jornalismo Freitas Judô

Imagens: Agência Artista Web

Revisão: Sensei Sidnei